Qual o melhor Substrato para Plantas exóticas?

Qual o melhor Substrato para Plantas Ornamentais?



O termo substrato refere-se ao material usado como meio de cultivo no qual as plantas são cultivadas, mas o termo não é necessariamente usado de forma consistente em todos os gêneros de plantas. 

Na verdade, não só os substratos variam de acordo com as plantas de interior ou exterior, como também variam de acordo com o tipo de planta em si, por isso pode ficar bastante confuso. Mas não se preocupe!

O que faz um bom substrato para plantas?

Existem muitos substratos ideais para o cultivo de plantas, incluindo casca de coco e fibra de coco (os fios fibrosos encontrados dentro dos cocos).

Esses materiais drenam bem e permitem que o ar atinja as raízes das plantas. 

Se você estiver trabalhando com vasos de barro ou recipientes de outro material, você pode encontrar materiais adequados olhando o que o centro de jardinagem local oferece.

 O objetivo é garantir que o solo do vaso tenha boa drenagem para que as raízes recebam todo o oxigênio e água necessários.

 Além disso, lembre-se de que o substrato deve permanecer úmido, mas não encharcado. 

Usar uma combinação de areia e casca de compostagem, por exemplo, ajudará você a alcançar um equilíbrio entre drenagem e retenção de umidade.

Os três principais fatores de uma ótima mistura de envasamento

Um substrato é a casa de uma planta, mas também pode ser sua âncora. 

Uma boa mistura ficará solta o suficiente para que as raízes cresçam, mas se manterá unida para que o vaso não tombe.

 E como a maioria dos materiais orgânicos (ou seja, composto e musgo de turfa)

 libera umidade em taxas diferentes, criar uma mistura equilibrada é fundamental  

adicione água muito rapidamente e você pode acabar com o solo encharcado ou até mesmo ter podridão bacteriana ou fúngica. 

Quanto custa isso?

Você vai querer saber quanto custará uma bolsa antes de comprá-la.

 1KG da marca Tramontina custa R$ 41,00 ou mais. Desenvolvido em casca de pinus compostada e casca de pinus e carvão vegetal triturados, ele deixa suas plantas livres de fungos e bactérias.

Substrato para orquídeas custa R$ 25,00 ou mais.

Muito utilizado para o plantio, replantio e transplante de vasos, pronto para o uso este substrato retém água na quantidade ideal, mantém boa aeração para as raízes, não contém 

aditivos e tanino que podem afetar sua planta, melhora o desenvolvimento e dá maior resistência as  orquídeas.

Não se esqueça de que os custos de envio e quaisquer taxas também precisam ser levados em consideração. 

Se você puder, tente comprar apenas o que você precisa de uma só vez, em vez de várias sacolas de uma só vez - dessa forma, você não acabará pagando por mais substrato do que pode usar antes que ele expire. 

A cada compra, verifique se há cupons ou descontos disponíveis - geralmente os substratos estão à venda, especialmente em feriados como Páscoa e Natal. 

Finalmente, faça compras com vários fornecedores; você provavelmente encontrará um preço melhor, mas também diferentes marcas de substrato para comparar. Há muitas opções online.

Qual é a melhor mistura de vasos para orquídeas?



Existem muitos fatores que influenciam a escolha de uma mistura de vasos para orquídeas

A coisa mais importante é certificar-se de que você está usando uma mistura de envasamento não orgânica.

 Misturas orgânicas para vasos são proibidas em muitas áreas, pois podem promover excesso de umidade e umidade, o que levará rapidamente à podridão das raízes.                                                                                               

 Quando se trata disso, há dois fatores que realmente importam ao escolher um substrato de orquídea - retenção de umidade e drenagem. 

Alguns potes têm muitos bolsões de ar, mas nenhum orifício de drenagem; alguns contêm muito material orgânico.

Minhas plantas precisam ser envasadas?




Em primeiro lugar, há uma diferença entre vasos de plantas e envasamento. 

Se você tiver uma planta estabelecida em um vaso de viveiro, não precisará replantá-la - especialmente se não estiver florescendo bem ou parecer estressada. 

O equívoco comum é que as plantas devem ser envasadas antes de serem transferidas de seus vasos de viveiro para recipientes maiores. 

Não existem regras rígidas e rápidas na hora de plantar; algumas pessoas se alimentam mais cedo, enquanto outras esperam mais. 

Em geral, você obterá melhores resultados esperando mais tempo antes de transplantar suas mudas para seus recipientes maiores - desde que elas possam caber neles!

E as misturas de plantas orgânicas?

Você pode usar substratos orgânicos para suas plantas, e existem muitas opções no mercado online.

Mas esses materiais tendem a ser mais caros do que as misturas não orgânicas e, em alguns casos, não fornecem tanto suporte para suas plantas. 

Se você optar por uma mistura orgânica, escolha uma que seja bem drenada, mas que não seque muito rapidamente. 

Misturas à base de solo (ao contrário de turfa) sempre serão mais baratas do que substratos minerais como lã de rocha ou perlita. 

Por fim, escolha uma mistura com base no tipo de planta exótica que você possui – às vezes, 

certas espécies precisam de nutrição extra ou exposição à luz para prosperar e seus requisitos de crescimento serão detalhados nas etiquetas das plantas.

E quanto a fibra de coco e musgo de turfa?

Os prós e contras da fibra de coco, perlita, vermiculita, turfa, areia e solo são debatidos pelos horticultores. Vamos examinar cada um por sua vez. 

Você também pode escolher um substrato comercialmente misturado. 

Se você optar por uma mistura comercial, procure uma com musgo de turfa estagno ou fibra de coco (fibra de coco).

 Esses ingredientes servem como um reservatório de água e também ajudam a soltar as misturas de solo argiloso para que suas plantas obtenham o que precisam com mais facilidade.

Poderei reutilizar a mistura de envasamento após o uso?

A resposta depende de quanto uso ele recebe e do que você está cultivando. 

As plantas que precisam de rega frequente, como os vegetais, decompõem a mistura de envasamento mais rapidamente do que as plantas cultivadas em condições mais secas.

 Você pode reutilizar o composto por alguns anos antes que ele comece a se decompor demais, embora você possa aumentar os níveis de fertilizante no solo depois de fazer isso.

Plantas secas como orquídeas não precisam de água com muita frequência, então reaproveitar a mistura de envasamento geralmente não é problema - e muitos amadores 

preferem reutilizar a mistura de envasamento seca de qualquer maneira porque sentem que ela retém a umidade melhor do que as misturas frescas. 

Na verdade, uma excelente maneira de reciclar a mistura de envasamento não utilizada é como cama para animais de estimação ou gado.

E se eu não quiser algo natural como terra ou coco?

Quando se trata de substratos para plantas, você tem muitas opções. 

Ao plantar flores ou plantas pequenas, muitas pessoas escolhem a fibra de coco porque é mais fácil que o solo e suporta bem a umidade. 

Mas e se você não quiser algo natural como solo ou coco?

 Nesse caso, existem muitas alternativas disponíveis. 

Se o seu objetivo é fazer uma mistura de envasamento com mais aeração e drenagem do que as misturas padrão, a perlita seria uma boa escolha.